Programa 5S

É um programa de gestão de qualidade que pode ser estendido para a segurança do trabalho, e que poderá ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.

O Programa 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa, no Japão na década de 1950 e foi aplicado com a finalidade de reorganizar o país após a Segunda Guerra Mundial, quando vivia a chamada crise da competitividade (baixo nível de produtividade, anormalidades no processo, falhas de equipamentos e condições inseguras de trabalho).

Este foi um dos fatores da recuperação das empresas e da implantação do Controle de Qualidade Total (TQC – Total Quality Control) no país. É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente. Até hoje o 5S é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado no Japão devido a sua eficácia, pois é responsável por cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas e especialmente a segurança e bem-estar das pessoas.

No princípio, o 5S era mais focado em liberar espaço na área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia e da comunicação, o 5S evoluiu.

Trata-se de uma ferramenta de uso contínuo, que deve preceder qualquer iniciativa de melhoria em uma empresa. Tem como objetivo, promover mudanças positivas de comportamento no ambiente empresarial, enfatizar o respeito às pessoas e ao local de trabalho, estimular a motivação pessoal, promover mudanças de hábitos, racionalizar o uso de documentos, materiais, equipamentos e a melhoria contínua dos processos de trabalho, aprimorando a segurança e gerando redução de custos.

A produtividade, a qualidade e a segurança podem ser muito beneficiadas quando da implementação do 5S.

A principal vantagem do programa 5S é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.

O nome 5S vem de cinco palavras japoneses que começam com a letra “S”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.

SEIRI

Senso de Utilização

Separar o que é útil do que não serve mais, além de melhorar o uso do que é realmente útil
SEITON

Senso de Organização

Ter um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu lugar
SEISO

Senso de Limpeza

Limpar e aprender a não sujar
SEIKETSU

Senso de Padronização ou Saúde

Padronizar as práticas saudáveis
SHITSUKE

Senso de Auto-Disciplina

Assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis

Alguns benefícios dos 5s:

Maior segurança no desenvolvimento das atividades;
Melhoria do ambiente de trabalho;
menos falhas humanas durante o trabalho;
Maior facilidade para encontrar problemas;
Diminuição do desperdício de tempo na busca por itens; e
Aumento da confiança da equipe.

Para saber mais a respeito, entre em contato!