Mapa de Riscos

O Mapa de Riscos é uma representação gráfica dos riscos existentes em cada setor de trabalho, sendo elaborado com base na avaliação qualitativa dos riscos. Deve permanecer fixado visivelmente nas áreas da empresa como forma de informação e orientação sobre os riscos existentes aos trabalhadores, contratados ou visitantes. É obrigatório nas empresas com grau de risco e número de empregados que exijam a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme a Norma Regulamentadora Nº 05 (NR-05) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Mapa de Riscos Ambientais tem como objetivo, reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde na empresa, possibilitando a participação dos trabalhadores na troca e divulgação de informações e nas atividades de prevenção.

O Mapeamento ajuda a criar uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui para a eliminação ou controle dos riscos detectados.

O mapa é um modelo participativo e pode ser um aliado de empregadores e empregados para evitar acidentes, encontrar soluções práticas para eliminar ou controlar riscos, melhorar o ambiente, as condições de trabalho e a produtividade. Com isso ganham os trabalhadores, com a proteção da vida, da saúde e da capacidade profissional. Ganham as empresas, com a redução de perdas por horas paradas, danos em equipamentos e desperdício de matérias-primas.

A não elaboração e, conseqüentemente, a não afixação do mapa de riscos ambientais nos locais de trabalho, implicará em multas, quando evidenciada a posição do empregador em fraudar a lei ou resistir à fiscalização.

Conforme a figura acima, podemos observar que o Mapa de Riscos Ambientais é baseado no layout da empresa. Encontramos uma sinalização gráfica de círculos com cores e tamanhos diferentes que mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

A Luminu Consultoria possui profissionais qualificados para avaliação e criação do Mapa de Riscos, bem como aplicar o treinamento de qualificação para criação/revisão do Mapa de Riscos para os membros da CIPA ou Designado da CIPA.