SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas em uma empresa, visando minimizar e/ou evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade produtividade dos funcionários. É definida por normas e leis, fazendo com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade das relações humanas no trabalho. No Brasil, a legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras (NRs), Leis Complementares, como portarias e decretos e também as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.

A Luminu, conhecendo as normas e leis vigentes, possui serviços especializados para ajudar seus clientes no adequado atendimento da legislação brasileira.

Conceitos Básicos:

O que é um Acidente?

Acidente é um evento indesejável e inesperado que causa danos pessoais, materiais (danos ao patrimônio), danos financeiros e que ocorre de modo não intencional.

O que é Lesão Corporal?

É qualquer dano produzido no corpo humano, mesmo que seja leve como o corte de um dedo, ou grave como a perda de um membro.

O que é Perturbação Funcional?

É o desequilíbrio que traz prejuízo ao funcionamento de qualquer órgão ou sentido, como a perda da visão por uma pancada na cabeça, ou a perda da audição por exposição ao ruído.

O que é Acidente de Trabalho?

É o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho:

1 – O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
2 – O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa;
3 – O acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
4 – Doença profissional (doenças provocadas pelo tipo de trabalho); e
5 – Doença do Trabalho (doenças causadas pelas condições do trabalho).

O acidente de trabalho ocorre normalmente por duas causas:

I – Ato Inseguro – É o ato praticado pelo Homem, em geral consciente do que está fazendo e que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, dirigir em velocidade acima do permitido e deixar de usar os EPI´s, mesmo que por curto período de tempo.

No Ato Inseguro, temos:

* Negligência – Deixar de Fazer o que Deveria ser feito.
* Imprudência – Fazer de Forma Diferente do que Deveria ser feito.
* Imperícia – Falta de Conhecimento ou Experiência no que Está sendo feito.

II – Condição Insegura – É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas sem proteção nas partes rotativas, etc.

A condição Insegura está dividida em 4 classes:

1 – Classe Mecânica que envolve máquinas ou equipamentos defeituosos, máquinas sem proteção e máquinas inadequadas;
2 – Classe Física que está relacionado ao Layout ou arranjo físico inadequado;
3 – Classe Ambiental que possui iluminação ou ventilação inadequada; e
4 – Classe Metodológica que envolve procedimento inadequado, método arriscado e processo perigoso.

É importante frisar que a Condição Insegura e o Ato Inseguro são a causa final de um acidente. Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.